Pe. Joaquim Taveira. Delegado Nacional para a Família Salesiana

www.familia.salesianos.pt

Caríssimos membros da Família Salesiana.

Vamos a Fátima em romagem familiar por ocasião da 71ª Peregrinação Nacional. Sem desmerecer de outros acontecimentos importantes da vida da nossa Família Salesiana, ousamos chamar a esta Peregrinação a sua Festa anual. E temos razões para isso: o empenho e o entusiasmo que emprestamos, ao longo do ano, na preparação destes dias; a disponibilidade que encontrámos para estar presentes; os convites que fazemos a amigos e conhecidos para nos acompanharem; o rico programa de oração e formação escolhido para estes dois dias; a presença amorosa, carinhosa e sempre acolhedora de Nossa Senhora, nossa Mãe.  O entusiasmo juvenil e salesiano do MJS concorre, de maneira magnífica para a beleza desta Festa, que também é sua.

Nunca é por demais lembrar que toda a nossa vida é um peregrinar constante. Relembrar esta realidade, ajuda-nos a perceber não só que esta nossa vida é uma passagem pela terra a caminho do Céu, mas que necessitamos de escolher bem as veredas a percorrer. Peregrinando a Fátima, fazemos a aprendizagem da peregrinação da vida. Vindo ao encontro da nossa Santíssima Mãe, pregustamos a alegria de caminharmos ao encontro de Jesus misericordioso no peregrinar da vida e de Maria recebemos a força e a orientação certa para dirigir os nossos passos para o Coração de Seu Filho.

Juntamo-nos como Família e, como tal, aqui vimos rezar, agradecer o Amor que sempre nos acompanha e protege, que nos concedeu a graça do Carisma Salesiano que intentamos viver, dia após dia, levando-nos ao encontro dos jovens mais necessitados no corpo e na alma.

Juntamo-nos como Família e, como tal, aqui vimos também para rezar e pedir a força e a coragem para partir como Maria e apressadamente. O amor nos impele e, por isso, viemos aqui acender esse fogo no Coração da Mãe, para o levar a Jesus que vive nos jovens e necessitados. É urgente! Apressemo-nos!