Valter Silva do Santos

En esta ocasión, Valter Silva, miembro de la Secretaría Ejecutiva Regional y Coordinador de la Provincia de San Antonio- Portugal, nos dirige unas palabras “para, partiendo de varios encuentros significativos de Dios con algunas personas a lo largo de la historia (con Moisés, con María, con Don Bosco en el sueño de los nueve años), recordarnos que Dios se sigue haciendo presente en nuestras vidas cotidianas.
“Incluso hoy, Dios quiere “hacer encuentros” con hombres y mujeres comunes y corrientes. Continúa llamando, acercándose y haciéndose presente. En palabras de José Tolentino de Mendonça, “el desafío es estar dentro de ti mismo y experimentar con todos los sentidos la realidad de aquello y lo que viene. El desafío es arrojarse en los brazos de la vida y escuchar allí el latir del corazón de Dios. Sin fugas. Sin idealizaciones”.
En el mes de enero proponemos a todos aquellos que quieran reunirse para comprender mejor, a través de Él, su proyecto de vida y su vocación en la Iglesia y en el mundo”.

Durante toda a nossa vida guardamos na memória aqueles encontros que tivemos e que foram marcos importantes, que tiveram significado. Momentos especiais dos quais retiramos conclusões relevantes para definir o projeto e o sentido do nosso caminho.

Na história do povo de Deus, são vários os encontros que Ele realiza com os homens e mulheres que acha dignos de colaborarem no Seu projeto de salvação. É Ele que interpela, chama e convida… Abraão responde: “Eis-me aqui, Senhor!” (Gen. 22, 1-19). Obedece fielmente e segue Deus com toda a confiança. Através dele aprendemos a ter uma atitude de disponibilidade para com Deus e para com os outros.

O encontro com Moisés junto à sarça ardente (Ex 3, 4-12), apesar do grande desafio que lhe é lançado, permite-lhe libertar um povo da escravidão e conduzi-lo para um estado de maturidade, com a entrega dos dez mandamentos, assumindo o papel de filhos de um Deus que é pai.

O encontro mais digno e sublime da anunciação a Maria, no cântico de louvor do Magnificat (Lc 1, 46-55), aproxima-nos de um “Sim” que serve de modelo de fidelidade à vontade de Deus. Um encontro de harmonia entre quem chama e quem é chamado.

Poderia ainda indicar muitos outros encontros com Deus ao longo da história da Igreja. Mas há um, em particular, que não quero esquecer: o sonho do pequeno João Bosco, através do qual lhe é revelado todo um projeto de vida que Deus tem para realizar com ele. Um projeto que a seu tempo veio a compreender verdadeiramente. A família salesiana nasce desse sonho, contínua a torná-lo realidade e a sentir a Sua presença todos os dias.

Ainda hoje, Deus quer “fazer encontros” com homens e mulheres comuns. Ele contínua a chamar, a aproximar-se e fazer-se presente. Nas palavras de José Tolentino de Mendonça, “o desafio é estar em si e experimentar com todos os sentidos a realidade daquilo e daquele que vem. O desafio é atirar-se para os braços da vida e ouvir aí o bater do coração de Deus. Sem fugas. Sem idealizações”. No mês de Janeiro, propomos a todos aqueles que queiram estar reunidos para compreender melhor através D´Ele, o seu projeto de vida e vocação na Igreja e no mundo.

La última JMJ volvió a demostrar que hay que pasar de una pastoral de eventos a una de procesos
(Cardenal Cristóbal López, sdb)