María José Barroso Alburquerque

No passado dia 30 de setembro, a Família Salesiana marcou presença em Fátima, para a preparação do novo ano pastoral. Foi um encontro de Família, que contou com a presença dos Responsáveis Nacionais e Locais dos vários grupos da Família Salesiana e os novos Delegados Provinciais, Irmã Aldina Grazina, e Pe. Artur Pereira.

Houve momentos de partilha em grande grupo, oração e convívio, que nos levam a confirmar o quanto a Família Salesiana é importante no mundo em que vivemos. Como referiu o Sr. Pe. Artur, “no início deste ano voltamos às fontes e é mesmo necessário fazermos um esforço para estarmos juntos”. A Família Salesiana é uma preciosa herança que exige fidelidade. D. Bosco procurou gente e todas as pessoas serviam, pois ele não fazia aceção de pessoas. É necessário conhecer D. Bosco. Não podemos ser pessimistas; temos que olhar com olhos diferentes a sociedade de hoje. Abramos as portas, convidemos e procuremos envolver as pessoas.

Temos um caminho a percorrer:

  • Fazer da Carta de Identidade da FS um imprescindível meio de formação; parafreseando D. Pascual, ela é e será sempre uma referência para todos nós no caminho comum da nossa família; descreve os elementos caracterizantes da Família Salesiana.
    Tomar consciência séria de que somos família, todos. A seiva carismática que alimenta os 32 ramos da Árvore Salesiana é a mesma.
    Salvaguardando sempre a especificidade de cada um dos ramos da FS, unamo-nos no mesmo zelo apostólico.

Não tenhamos medo. Como Família, avancemos no sonho.

Unir España. No más enfrentamientos, no más divisiones
(Mar Galcerán)