Mónica Domingo Martínez

Agora é a vez de Artur Pereira e delegado da inspetoria Santo Antônio, em Portugal.

Buenos días, Artur. Antes de entablar esta conversación escrita: ¿Podrías presentarte para que te conozcamos?
Fui batizado com o nome Artur Azevedo Pereira. Sou salesiano desde 1975 e presbítero desde 1983. A minha ligação à Familia Salesiana começou no noviciado. O Mestre, um homem de coração grande, quis que os noviços participassem nos encontros da Familia salesiana, sobretudo, dos Cooperadores Salesianos. Tive também a oportunidade de estar no congresso mundial em que foi aprovado o Projeto de Vida Apostólica da Associação dos Salesianos Cooperadores. Já fui delegado para a Familia Salesiana, durante tres anos (2005-2008), antes de ser nomeado provincial em 2011.

¿Desde cuándo eres delegado provincial? Cuando te lo propusieron, ¿qué supuso este servicio? ¿Te lo esperabas?
Sou delegado do Provincial para a Familia Salesiana há 9 meses. Quando me foi feito este desafio, aceitei-o de bom grado. Conhecia a realidade e tinha já alguma experiência.

Tu vida diaria pasa por la vida en la comunidad, en tu comunidad. Tu ser delegado provincial, ¿tiene alguna repercusión en la misma? ¿Compartes con ella este servicio?
A minha comunidade é a comunidade da casa provincial que tem à sua responsabilidade uma escola com muitas atividades escolares e extra-escolares, uma área social, duas paróquias e um grupo de teólogos… A vida diária tem desafios vários. A comunidade acompanha a atividade da familia salesiana (local e provincial) dando o seu contributo e prestando o apoio necessário.

Una pregunta más: ¿Existe alguna relación entre tu “ser consagrado” en la Iglesia, en la FASA y ser delegado de los SSCC?
Há uma relação estreita entre “ser consagrado” na Igreja a partir dos batismo, na familia salesiana, tendo em conta o carisma de Dom Bosco e nos grupos dos Salesianos Cooperadores já que é o mesmo Espírito que a tudo preside com os Seus dons.
Os salesianos cooperadores são um grupo da Familia Salesiana que, correspondendo vocacionalmente ao visionário Dom Bosco, dão cumprimento ao seu desejo de ter “salesianos no mundo” e não só na forma clássica da “vida religiosa” existente até então.

A Familia Salesiana é uma expressão riquíssima do Carisma de Dom Bosco que se manifesta das mais diversas formas. E os SSCC são grupos que fazem parte do núcleo carismático da familia salesiana, juntamente com os SDB, as FMA e a ADMA, não esquecendo, como é óbvio, os JOVENS destinatários da ação evangelizadora da Familia salesiana.

Ser consagrado na Igreja a partir do batismo, aberto à generosidade dos dons do ES, é a melhor forma de afirmar que a “vocação acertada” corresponde “futuro feliz” e missão cumprida.

Desde tu perspectiva ¿qué aspectos positivos destacarías de tu provincia? ¿Qué debilidades observas?
Nesta Provincia, percebe-se que, de há muito tempo para cá, tem sido feito um bom trabalho apostólico, bem consolidado, junto dos Salesianos Cooperadores (SSCC) e Associados De Maria Auxiliadora (ADMA).

A fragilidade está na dificuldade em rejuvenescer os grupos, e consequentemente na proposta de formação e recrutamento de elementos novos para a Familia Salesiana nos seus diversos grupos. Mas se por um lado o rejunescimento dos grupos é o maior desafio, por outro continua a haver muita generosidade, proximidade e solicitude para com os jovens, familias e grupos de intervenção prioritária. O carisma é conhecido e amado. Dom Bosco e Maria Auxiliadora fazem parte da devoção da Familia Salesiana, ainda que Nossa Senhora de Fátima, às vezes, “monopolize” as devoções. A fraternidade entre os grupos, nas várias presenças é enorme, graças a Deus.

Y para acabar: Un mensaje que quieras transmitir a tu provincia y, por ende, a nuestra asociación?
Tenho a impressão de que talvez seja necessário valorizar mais a Familia Salesiana, no seu todo, conhecendo bem a sua identidade, o seu carisma, a sua familiaridade, o seu estilo de vida; numa palabra, tudo o que faz parte do Espírito Salesiano. De outro modo, pode acontecer que um grupo acabe por não saber quais são os fundamentos que lhe dão consistência e sentido.

Agradeço a oportunidade.

 

La legislación no hace las costumbres; ella sólo puede protegerlas cuando están hechas
(Georges Bernanos)

Luchemos en favor de la vida, pues su dignidad es infinita
(Luis Argüello)