OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A casa de Valdocco é para todos nós, o lar e o berço da família salesiana. O lugar onde João Bosco, acolheu os seus queridos jovens, os reuniu no seio de Nossa Senhora e de Seu filho Jesus, e ajudou a traçar novos rumos para novas vidas.

Há pouco tempo atrás, senti-me como se estivesse em Valdocco, numa dimensão mais pequena, é claro! Mas com uma impressão tão forte, que me fazia lembrar a forma como se vivia naquela casa, a casa dos jovens de D. Bosco.

No passado dia 19 de março, dia do Pai, dia de S. José, dia providencial…Após várias atas a adiar o encontro desejado, lá conseguimos realizar a visita à casa verde de Valadares em V. N. de Gaia, uma casa pertencente à Associação Protetora da Criança. E, como em Valdocco, o nosso grupo intitulado: “Os Amigos do João”, foi recebido com tamanho entusiasmo e alegria que somente as crianças sabem dar, e cada um de nós se sentia um João, uma mãe Margarida, um Domingos, uma Maria. Na verdade, inspirados através do nosso carisma salesiano, desejávamos proporcionar uma grande dádiva do Amor de Deus, com o Seu rosto de misericórdia que nos leva a olhar através dos Seus olhos e ver a quem somos chamados a dar a vida, nem que seja em momentos tão singelos como uma de uma visita.

No entanto, não foi uma visita qualquer, íamos animados com o Espírito de Caridade Pastoral, com o propósito de cultivar a amizade e o carinho que encontra terreno fértil nos corações dispostos a colher, tal como estavam aquelas crianças e jovens da casa verde. Após uma breve apresentação, lá começamos com a história dos “Amigos do João”, contada por um narrador chamado Bartolomeu (uma história adaptada que tão bem conhecemos), que descobre quem era este João e que “talentos” fazia brotar em cada jovem que encontrava, como com um “sabes assobiar”, um sorriso surge e tudo a partir desse momento, é possível, para fazer alguém feliz!

A partir daquele momento, alguns deles, o João, o Fábio, o Leandro, eram estes os seus nomes, quiseram representar a história para os outros amigos, sendo eles os pequenos atores e protagonistas, e com uma enorme salva de palmas terminamos com uma canção que está na moda e dava o mote para aquele dia: “Se tempo é dinheiro, eu vou passa-lo contigo”, e, de fato, estávamos ali para dar o nosso tempo e passa-lo exclusivamente com eles.

Durante as tarde desse dia, todos queriam fazer tudo ao mesmo tempo, saltando de actividade em actividade, com a euforia própria de quem gosta de receber um presentetão querido, desde a dinâmica do “Viver as emoções”, pela animação musical, pela culinária com ciência (que confecionou um ótimo lanche), pelos jogos de pátio…Houve tempo para tudo experimentar e viver em comunhão, dentro do espírito alegre do nosso amigo João, do Valter, a Ariana, a Lurdes, o David e a Marta.

Provavelmente, sentiram uma grande riqueza no dar, aquilo que nos preenche verdadeiramente…O receber todos os sorrisos, a alegria e o ambiente de festa que as crianças e jovens manifestaram…E, de todos os sorrisos naquele lindo dia de sol, decerto que o sorriso de Deus iluminou os corações agradecidos, através da Sua Graça e misericórdia se concedam todos os bens, por mais singelo que seja, o bem que traz mais felicidade ao mundo.

Obrigado, D. Bosco,
Porque continuas a ensinar a arte de ser bom pastor

Da Mihi Animas
Associação dos Salesianos Cooperadores de Arcozelo

O coordenador,
Valter Silva