Os tempos de hoje conduzem-nos a uma sociedade cada vez mais caracterizada pelo risco e pela incerteza mas também por uma maior liberdade individual de escolha e decisão. Recentemente, o V Congresso Mundial dos Salesianos Cooperadores, realizado em Roma, ajudou-nos a refletir o tema da corresponsabilidade para responder aos desafios do mundo de hoje. Como viver no mundo atual com o carisma de D. Bosco? Hoje os desafios são diversos.

A palavra “co-responsabilidade” é fundamental para compreender a nossa participação na tarefa e missão comum que o Senhor Jesus nos pede. Ninguém pode sentir-se excluído de colaborar nesta missão, segundo o máximo das suas próprias possibilidades e capacidades.

Ser responsável é, em sentido etimológico (do latim responsum), ser capaz de responder, pelos próprios atos, de maneira apropriada e eficaz às normas que configuram a conduta social.  “O salesiano cooperador sente-se responsável pela missão comum (…) Compartilha na Associação a corresponsabilidade educativa e evangelizadora… “- cf. PVA, Cap. IV Estatutos, Artº. 22, 1º e 2º.

É muito importante sermos corresponsáveis para testemunhar o evangelho com autenticidade e verdade. Sermos responsáveis é não deixarmos a igreja sozinha, mas juntos procurar soluções para chegar ao ideal da santidade.

A corresponsabilidade exige uma mudança de mentalidade no que diz respeito, especialmente, ao papel dos leigos na Igreja, que não devem ser considerados apenas “colaboradores” mas corresponsáveis do ser e do agir da Igreja A palavra de ordem é, construir caminhos de comunhão. Há ainda um longo caminho a percorrer para que realizemos de forma mais adequada esta proposta. Mas não podemos desanimar… Os tempos de hoje não são tempos perdidos!

O Salesiano Cooperador é corresponsável pelo carisma salesiano e o carisma torna-nos co-responsáveis com e na educação. Hoje não podem faltar 3 compromissos: com os jovens necessitados; com as famílias; c) com a alegria, o otimismo e a esperança, justificados nas entranhas mais profundas da nossa fé.

Ser co-responsável do carisma é ser chamado a viver uma nova espiritualidade que implica garantir: uma experiência vocacional, pessoal e comunitária de encontro com Deus em Jesus;

Para vivermos os desafios do mundo de hoje coloquemos Jesus no centro da nossa vida, favoreçamos ocasiões de encontro e de sincera colaboração com outros grupos da Família Salesiana, e criemos relações de estima e de comunhão com todos.  O Salesiano Cooperador deve ser, hoje, mais do que nunca, testemunhas do amor.