Maria José Barroso, Coordenadora Provincial ASC

Preservar e manter as tradições é transmitir a nossa História e cumprindo a secular tradição que encerra os festejos de Natal os salesianos cooperadores e os membros do grupo ADMA do Monte Estoril, acompanhados pelas suas delegadas, Ir. Maria de Lourdes Gomes e a Ir. Lea de Morais quiseram mais uma vez, repetir a tradição. É assim uma forma de dar boas vindas ao novo ano que, oficialmente, começa. E foi com muito entusiasmo e sem medo do frio que na primeira semana de janeiro fomos cantar as janeiras. Através da música transmitimos a alegria que nos caracteriza, anunciamos o nascimento do Deus-Menino e desejamos a todos um Feliz Ano Novo.

Deslocámo-nos à Residência dos Salesianos de Manique, onde fomos recebidos com o carinho habitual do seu diretor, Pe. David Bernardo e de todos os residentes que à medida que íamos entrando e cantando vinham ao nosso encontro. Também os idosos da Casa Arco-Íris, do Lar da Alapraia e dos Jardins de Cascais, foram presenteados com a nossa visita. As toadas harmoniosas de louvor ao Deus Menino e Sua Mãe encantaram e desejaram a todos um Feliz Ano Novo.

Os rapazes da Casa Jubileu, em Carcavelos, também receberam mais uma vez a nossa visita. Estes jovens recordam-nos que a simplicidade e a pobreza são uma condição comum a todos. Mas o Menino que agora nasceu não faz aceção de pessoas e também ali está para eles. Estes jovens, em situação de exclusão social fazem-nos um grande ato de caridade de nos ajudarem a tomar consciência dos muitos dons que recebemos gratuitamente. É desta forma que a santidade está ao alcance de todos. É uma missão para a vida dos outros.

No último dia fomos dar as Boas Festas às Monjas Concepcionistas, que habitam o Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição, no Monte Estoril e à Casa Provincial do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, também na mesma localidade. Em todos os lugares por onde passámos fomos muito acarinhados.

É assim o carisma salesiano! E é desta forma que procuramos viver a nossa santidade na vida quotidiana. Fazemo-nos santos no encontro com os irmãos.

Feliz Ano Novo