Maria José Barroso, Coordenadora Provincial ASC

Sob o olhar materno de Maria, a Família Salesiana de Portugal reuniu-se em Fátima, no passado dia 12 de janeiro, para refletir o Lema do Reitor-Mor (RM) que este ano assenta no tema: “Para que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11) – A santidade é também para ti”.

 O encontro decorreu no Grande Auditório do Centro Pastoral Paulo VI e contou com a presença de oitocentos convidados, membros dos vários grupos que constituem a Família Salesiana: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Associados de Maria Auxiliadora, Antigos Alunos e Alunas de D. Bosco, Voluntárias de D. Bosco, Canção Nova, o grupo MJS e ainda membros das Comunidades Educativas Pastorais e Paroquiais, bem como os /as amigos/as e Simpatizantes com a missão salesiana, e os próprios jovens mais crescidos e comprometidos.

Inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco Gaudete et exsultate, este tema é um  forte apelo à santidade. A santidade não é privilégio, mas vocação para todos os cristãos, porque corresponde ao projeto fundamental de Deus sobre nós. É com esta convicção que este ano somos chamados a viver a vida como vocação e como chamamento à santidade.

O encontro teve início com a saudação do Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça a todos os presentes e a oração da manhã, dinamizada pelo Pe. Álvaro Lago, delegado nacional da Pastoral Juvenil dos Salesianos em Portugal.

Seguiu-se a Apresentação do Lema do RM, pelo Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça e pela Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Rosa Cândida.

O segundo momento contou com um painel de testemunhos de vida, riquíssimo, sobre o tema da santidade. Os testemunhos apresentados permitiram-nos concluir que a santidade está mesmo ao alcance de todos. Deus mostrou grande amor para com a Família Salesiana de Dom Bosco enriquecendo-a com a santidade de tantos e tantos dos Seus filhos.

O Pe. Sílvio apresentou o livro “Como Estrelas no céu” editado por Don Pierluigi Cameroni, Postulador-Geral da Família Salesiana. O apostolado de Dom Bosco foi dedicado para educar os jovens à santidade. Este livro elenca 166 santos, beatos, veneráveis e servos de Deus entre seus alunos, colegas, irmãos, irmãs e seguidores, que já receberam a graça da santidade. A cada um é dedicada uma breve biografia.

Este encontro de família terminou ao final da manhã com a celebração da Eucaristia na Capela da Morte do Senhor, na Cripta da Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça.

Que Nossa Senhora Auxiliadora nos ajude a percorrer este caminho de vida e nos ajude a fazer da nossa santidade uma missão para a vida dos outros.