Ir. M.ª Fernanda Afonso, Delegada Nacional da FS

A viagem dos peregrinos que se deslocaram até ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, terá começado bem cedo de norte a sul, e foram muitos os que se quiseram juntar à 33.ª Peregrinação Nacional Anual da Família Salesiana a este Santuário, mais de 500. 

O Tema da peregrinação foi: “Com Maria, somos Missão. Batizados e Enviados”. Estivemos em sintonia com a Peregrinação Nacional convocada este ano pela Comissão Episcopal Portuguesa para o Santuário de Fátima, no mesmo dia.

A Comunidade SDB de Mogofores, os membros da Comunidade Paroquial que animam os grupos locais de Salesianos Cooperadores e de Associados de Maria Auxiliadora e a própria Comunidade Educativa, assim como o Movimento das Famílias de Caná, esmeraram-se no acolhimento e acompanhamento dos peregrinos. Reinaram com muito gosto os lindos arranjos de flores e o acolhimento personalizado quer à entrada, quer na hora do almoço. A Família Salesiana de Mogofores foi uma excelente anfitriã, obrigado a todos os que colaboraram.

Durante a manhã, uma “Família de Caná”, formada pelos pais e seis filhos, desde os 2 anos aos 19 anos, orientaram a oração da manhã, de uma forma encantadora e profunda. Seguidamente fomos saudados pelo Provincial, Sr. Pe. José Aníbal Mendonça. O Delegado da Família Salesiana, Sr. P. Joaquim Taveira deu as indicações para o dia e seguiu-se o aprofundamento do Tema: “Com Maria, somos Missão. Batizados e Enviados” desenvolvido pelo Sr. P. Silvio Faria, SDB com a colaboração de jovens que deram testemunho da sua forma de viver a missão, em várias actividades de voluntariado. Duas antigas alunas de Manique falaram da sua experiência local e outros dois animadores do MJS falaram da experiência missionária em Cabo Verde no passado Verão.

Para finalizar o encontro o Pe. Sílvio Faria apresentou um resumo de 12 passos para uma espiritualidade missionária, inspirados na leitura da evangelli gaudium do Papa Francisco, que aqui recordamos:

  1. Cultivar a relação pessoal com Deus; 
  2. Procurar ser semelhante a Cristo; 
  3. Estar aberto aos dons do Espírito; 
  4. Assumir com convicção a própria missão; 
  5. Assumir a solidariedade de companheiros de caminho na fé; 
  6. Ser grato pelo bem que há na Igreja;
  7. Encontrar um novo estilo de relacionamento; 
  8. Viver o espirito de servir; 
  9. Encontrar Cristo nos pobres; 
  10. Distinguir os espíritos; 
  11. Resistir às tentações; 
  12. Descobrir a força da oração de intercessão. 
    (Cf. AUGUSTIN George, Eu sou uma missão. Testemunho cristão de vida. Paulinas 2019, pp. 135-158) 

Após o intervalo, que permite o tão desejado encontro entre pessoas que há muito não se vêem, tivemos, no Santuário, bem cheiinho, o momento mais alto da Peregrinação, a Eucaristia Dominical, presidida pelo Sr. P. Provincial e concelebrada por mais 16 sacerdotes, com a colaboração de muitos acólitos/as de várias idades, muito atentos aos vários serviços litúrgicos. Participaram ativamente representantes dos vários grupos da Família Salesiana presentes. Foi um tempo sem tempo!

De tarde, após o tempo de almoço, sempre pequeno para convívio entre os vários grupos de peregrinos, reunimo-nos para honrar Nossa Senhora e implorar, por sua intercessão, muitas graças, algumas escritas junto aos andores de Maria Auxiliadora e Maria, Mãe de Caná, realizando a Procissão e a oração do Terço pelas ruas de Mogofores. Acompanhou-nos a já conhecida Banda Juvenil de Poiares, com muito empenho e dedicação. Ao voltar ao Santuário, foram chamados ao altar, os representantes dos oito grupos da FS presentes em Portugal (SDB, FMA, SSCC, ADMA, VDB, AADB, AAFMA e Canção Nova). Fizeram a renovação anual do seu Compromisso Apostólico os Associados de Maria Auxiliadora e os Salesianos Cooperadores presentes.

O Sr. P. Provincial concluiu, reforçando a importância da missão na vida de cada um, agradecendo mais uma vez, o grande empenho de toda a Comunidade Local na preparação e realização desta Peregrinação, assim como a todos os participantes que deixaram o conforto das suas comunidades, cumprindo o desafio que habitualmente nos lança o Papa Francisco, de ir ao encontro dos outros. E deu a Bênção final á qual todo o povo respondeu com uma grande salva de palmas.

 E que a Mãe Auxiliadora nos encontre disponíveis para sermos um sinal da sua presença pelos nossos caminhos do dia a dia.