A Quaresma é um tempo favorável que nos convida à renovação e ao crescimento espiritual. É uma graça e uma oportunidade para sairmos de nós mesmos e nos abrirmos ao mistério de Deus e ao amor do próximo. À luz de Deus entendemos a vida como um caminho para a plenitude e uma vocação para servir e dar frutos que nos enriqueçam a nós, aos outros, à família, às nossas comunidades, à Igreja e à sociedade. É um caminho de santidade! A santidade é o amor, é a vida de Deus em nós. É a seiva de Jesus Cristo que nos transforma e nos converte. Este caminho de santidade é construído no dia-a-dia da nossa vida. Os santos ensinam-nos esta verdade: santo é quem faz da sua vida um altar do amor. Eles atingiram a santidade, porque viveram a sua vida com todas as consequências da sua caminhada: erros, acertos, alegrias, tristezas. Se eles conseguiram, nós também conseguiremos: afinal a santidade é para todos. Deus deu-nos a vida para aprendermos nela a ser santos. Ser santo não é ser perfeito, pois para isso não era preciso procurar a santidade. Este pensamento remete-me para o canto “Venho, para aprender a ser santo, venho, pedir Senhor a tua ajuda. Quero, ser alegre e ser humilde, sei que com fé a vida muda. Perdoa-me, ensina-me Senhor, a ser melhor, a amar-te mais…”.Maravilhoso! É n’Ele e só n’Ele que encontramos o verdadeiro modelo de santidade. Não tenhamos medo das nossas imperfeições. Deus ama-nos como somos. Deus é amor. Façamos de cada dia, uma oportunidade de recomeçar. Experimentemos a misericórdia de Deus.

A oração e a penitência só têm sentido se nos levam a amar, mais e melhor. Então tudo deve convergir para uma caminhada que tem por meta o amor e só amando seremos mais santos, ficaremos preparados para a Páscoa, seremos discípulos amados do Mestre que foi à Cruz e deu a vida por nós. O amor de Deus é a única coisa capaz de fazer novas todas as coisas, incluindo a nossa própria vida.

No início deste ano pastoral fomos desafiados a fazer da nossa vocação um caminho de santidade. Que este tempo favorável da Quaresma nos ajude a consciencializar-nos de que só sendo santos seremos, de verdade, seguidores de D. Bosco e herdeiros do Seu carisma.

Santa Páscoa para todos!