O Papa Francisco publicou recentemente a Exortação Apostólica Gaudete et exultate – “Alegrai-vos e exultai” –, na qual quer chamar a atenção de todos os cristãos sobre o chamamento à santidade no mundo actual. Este tema é para nós, salesianos cooperadores, muito familiar, pois também o Reitor-mor nos propõe “Para que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11) – A santidade é também para ti”.

É com este convite que, neste ano, somos chamados a fazer da nossa vocação caminho de santidade. Afinal, a santidade é para todos. Sim, podemos e devemos ser santos! E como fazer para sermos santos? Ninguém é obrigado a colecionar boas ações. Porque Deus é Amor, trata-se simplesmente de pôr amor nas pequenas coisas: na vida em família, no centro local, no trabalho, com toda a gente… Não nos esqueçamos que somos membros de uma Família de santos!

Diz Jesus: «Amarás a Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito» e «amarás o teu próximo como a ti mesmo». Trata-se de pôr sempre, em primeiro lugar, o amor, tendo como modelo Jesus Cristo.

Para nos tornamos santos, é preciso contar, primeiramente, com Deus. A santidade não se alcança a pulso. Precisamos da força do Espírito Santo para conseguirmos praticar o mandamento do amor.

Na nossa vocação de salesiano cooperador não importa fazer muitas coisas, mas vivê-las com autenticidade e muito amor. Isto é ser santo!

Só é santo quem vive em união com Jesus. Estamos preparados para ser santos na medida em que estamos apaixonados loucamente por Ele. E assim santificamos a própria Associação, dando-lhe aquela característica salesiana de:

– Casa que acolhe;
– Paróquia que evangeliza;
– Pátio para se encontrar como amigos e viver com alegria;
– Escola que encaminha para a vida.

Que Maria Auxiliadora, os nossos Santos, Beatos e Veneráveis nos abençoem e nos ajudem a viver o nosso caminho de santidade!