Participar num congresso mundial, é sem dúvida uma excelente oportunidade para qualquer salesiano cooperador. Este é um encontro de família onde temos a oportunidade de refletir juntos, de conhecer um pouco da realidade mundial dos salesianos cooperadores, o estado da nossa Associação, trocar ideias, conhecer novas culturas, e há um aspeto que nos une: somos todos Salesianos Cooperadores, comungamos o mesmo carisma e juntos procuramos ajudar a Igreja a chegar ao ideal da santidade.

Neste congresso conhecemos diferentes realidades que nos ajudam a concluir que mais do que nunca devemos ser irmãos que constroem a comunhão. Vivemos tempos de grandes mudanças num mundo cada vez mais globalizado e o salesiano cooperador tem que estar preparado para enfrentar os desafios do futuro. Para isso tem que ser corajoso e não ter medo, tal como nos referiu o nosso reitor-mor. A Igreja conta connosco e os jovens também.

Gostaria muito que a minha província tomasse maior consciência da verdadeira identidade do que é ser Salesiano Cooperador, que fossemos testemunhas credíveis da nossa vocação que é a resposta a um dom para viver juntos, colocando-nos ao serviço dos outros. Gostava também que fossemos capazes de criar uma proposta credível que atraia tanto os jovens como os mais antigos.

Este é um caminho a fazer, e para tal é importante que coloquemos Jesus no centro da nossa vida. Este caminho só poderá ser realizado se estivermos verdadeiramente enamorados por Deus.

Maria José Barroso

Coordenadora Provincial ASC

Província de Portugal